O Sistema Respiratório é formado por um conjunto de órgãos que juntos atuam na trocas gasosas do meio extra com o intracorpóreo. O principal objetivo é manter a concentração de oxigênio no sangue, para que ocorra as reação em nível metabólico. O Sistema, é dividido em inferior e superior, onde atuam os seguinte órgãos: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões (onde ocorre a hematose: trocas gasosas).
A inspiração, que promove a entrada de ar nos pulmões, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica, com conseqüente redução da pressão interna (em relação à externa), forçando o ar a entrar nos pulmões.
A expiração, que promove a saída de ar dos pulmões, dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, com conseqüente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões.
TROCAS GASOSAS
O oxigênio é transportado pela hemoglobina, uma metaloproteína constituída de ferro, que está presente nas hemácias. O oxigênio dentro dos alvéolos pulmonares difunde-se até os capilares sanguíneos penetrando nas hemácias, onde se liga com a hemoglobina, sendo o gás carbônico jogado para fora. Este processo denomina-se hematose.
O processo nos tecidos acontece quando o gás oxigênio desliga-se das moléculas de hemoglobina sendo difundido pelo líquido tissular chegando até as células. As células liberam o gás carbônico que reage com a água formando o ácido carbônico que logo é difundido no plasma do sangue.
Referências Bibliográficas:
http://www.infoescola.com/fisiologia/respiracao/
http://www.infoescola.com/fisiologia/respiracao/