terça-feira, 19 de maio de 2015

Sistema Respiratório


        O Sistema Respiratório é formado por um conjunto de órgãos que juntos atuam na trocas gasosas do meio extra com o intracorpóreo. O principal objetivo é manter a concentração de oxigênio no sangue, para que ocorra as reação em nível metabólico. O Sistema, é dividido em inferior e superior, onde atuam os seguinte órgãos: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões (onde ocorre a hematose: trocas gasosas).


    inspiração, que promove a entrada de ar nos pulmões, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica, com conseqüente redução da pressão interna (em relação à externa), forçando o ar a entrar nos pulmões.
    A expiração, que promove a saída de ar dos pulmões, dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, com conseqüente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões.


TROCAS GASOSAS
      O oxigênio é transportado pela hemoglobina, uma metaloproteína constituída de ferro, que está presente nas hemácias. O oxigênio dentro dos alvéolos pulmonares difunde-se até os capilares sanguíneos penetrando nas hemácias, onde se liga com a hemoglobina, sendo o gás carbônico jogado para fora. Este processo denomina-se hematose.
O processo nos tecidos acontece quando o gás oxigênio desliga-se das moléculas de hemoglobina sendo difundido pelo líquido tissular chegando até as células. As células liberam o gás carbônico que reage com a água formando o ácido carbônico que logo é difundido no plasma do sangue.




quinta-feira, 7 de maio de 2015

Curiosidades do sistema cardiovascular

  • A passagem do sangue através do coração e dos vasos sanguíneos é chamada de circulação do sangue.
  • A circulação através do coração direito e pulmões é conhecida como pequena circulação ou circulação pulmonar.
  • A circulação que se dá através do coração esquerdo, artérias e veias sistêmicas é conhecida como circulação sistêmica. 
  • As artérias e veias são constituídas por três camadas: tecido conjuntivo (camada externa e adventícia), tecido muscular liso ( camada média) e endotélio (camada íntima).
  • Os capilares são formados apenas por uma camada simples de tecido: o endotélio.
  • A pressão sanguínea só é elevada nas artérias.
  • O coração é um orgão muscular oco com formato de pirâmide.
  • O coração está localizado no mediastino inferior médio e repousado no diafragma.
  • O ápice do coração aponta para baixo, para frente e para a esquerda, enquanto que a base aponta para cima, para trás e para a direita. 
  • O formato ligeiramente arredondado do coração se dá pela presença do tecido adiposo que preenche as fendas e sulcos existentes. 
  • A porção aprofundada do septo atrial é conhecida como rafe septal.
  • As fibras cardíacas apresentam um terço do diâmetro das fibras musculares esqueléticas, sendo mais ricas em sarcolema.
  • Todos os vasos do coração estão na base. 
  • O ventrículo direito está posicionado à frente do ventrículo esquerdo.
  • A válvula tricúspide localiza-se no átrio direito enquanto que a válvula bicúspide (mitral) está no átrio esquerdo.
  • O esqueleto fibroso do coração mantêm a armação dos óstios e garante um isolamento físico e mecânico dos átrios e dos ventrículos.
  • A parede do miocárdio dos ventrículos é trabeculada.
  • O ventrículo esquerdo tem a parede mais espessa (muro), pois trabalha mais.
  • A aorta transforma sangue pulsado em sangue fluído.
  • Em uma ausculta não se ouve a batida do coração, ouve-se o som das válvulas se fechando. 

Sistema Cardiovascular



Conduzindo o sangue circulante através de todas as partes do corpo há um sistema de vasos formado pelo coração, veias e capilares. O coração, por sua contração rítmica, impulsiona o sangue através dos vasos a todas as partes do corpo. Os vasos condutores do sangue para fora do coração são as artérias. Estas se ramificam muito tornando-se progressivamente menores e terminam em diminutivos vasos denominados arteríolas. A partir destes vasos o sangue é capaz de realizar suas funções de nutrição e de absorção atravessando uma rede de canais microscópicos chamados capilares, cujas paredes são muito delgadas, permitindo ao sangue trocar substâncias com os tecidos. Dos capilares, o sangue é coletado em vênulas, em seguida através de veias de diâmetro progressivamente maior, alcança de novo o coração.
As partes do coração de forte poder de bombeamento são os dois ventrículos (direito e esquerdo) separados por um septo muscular. Os ventrículos funcionam eficientemente pelo enchimento rápido e enérgico de suas cavidades com sangue, pela contração dos átrios (também um direito e esquerdo) em correspondência com os ventrículos. Quando o sangue retorna ao coração pelas veias do corpo, penetra no átrio direito e em seguida é impulsionado para o ventrículo direito, de onde será bombeado para os capilares dos pulmões através das artérias pulmonares e então é purificado. Retorna pelas veias pulmonares para o átrio esquerdo, que o conduz ao ventrículo esquerdo. O ventrículo esquerdo impulsiona o sangue através da aorta e artérias sistêmicas e dos capilares, e, de volts so coração através das veias.