As pessoas canhotas desenvolvem uma estrutura cerebral mais flexível do que aqueles que nascem e crescem destros, dizem os pesquisadores da Universidade da Califórnia, que usaram gêmeos para estudar a hereditariedade.
A razão é que os destros têm os genes que formam seus cérebros em estruturas com lados ligeiramente desiguais, de acordo com a pesquisa publicada na " Procedimentos da Academia Nacional de Ciências ". Os canhotos parecem ter perdido aqueles genes.
" Realmente há uma diferença, que resulta em um cérebro mais simétrico nos canhotos, onde os dois lados são mais iguais, disse o neurogeneticista Daniel Geschwind da UCLA, que conduziu a equipe de pesquisa. Há mais flexibilidade e ela está sob controle genético. "
No esforço em compreender como o cérebro dá forma à mente, os pesquisadores tem trabalhado para documentar a forma que os genes e o ambiente afetam inteligência e habilidades mentais. A insistência humana em preferir uma mão ao invés da outra apresenta uma pergunta particularmente intrigante que toca em ambos, na anatomia e no comportamento.
" Há claramente algo fundamental aqui que nós necessitamos compreender, se nós pretendemos entender o que nos faz unicamente humanos ",disse Geschwind.
De todos os primatas, somente os seres humanos indicam uma forte pré-disposição a serem destros. Estes formam aproximadamente 90 por cento da população. As metades esquerda e direita do cérebro são diferentes em sua anatomia e em suas funções, relacionados na parte à preferência da mão.
Mas até agora, ninguém pode documentar a conexão.
O estudo da UCLA já é a evidência mais forte que a hereditariedade modela os cérebros de indivíduos canhotos e destros diferentemente, disse o neurocientista Michael Gazzaniga .
Os pesquisadores da UCLA conduziram as varreduras cerebrais em 72 pares dos gêmeos idênticos masculinos entre 75 e 85 anos de idade.
Os gêmeos idênticos, que compartilham dos mesmos genes, oferecem uma lente original, através da qual podemos estudar os efeitos relativos da hereditariedade na natureza humana.
A tendência de direita ou esquerda é parcialmente determinada pela genética. Se uma pessoa herdar o gene para tendência à direita, essa pessoa será destra. Pessoas que não têm esse gene, entretanto, podem ser tanto destras como canhotas. Não há nenhum gene específico para o canhoto.
Destros possuem tipicamente um hemisfério esquerdo maior do cérebro, onde suas habilidades de linguagem estão concentradas.
Inversamente, os canhotos têm cérebros mais balanceados, com ambos os lados relativamente simétricos. As habilidades da linguagem dos canhotos são concentradas mais frequentemente no lado direito.
Se gêmeos idênticos carregarem o gene para a preferência de uso da mão, ambos devem ser destros. Se faltar o gene, um pode desenvolver-se destro enquanto o outro se torna canhoto.
Os pesquisadores descobriram que os cérebros de gêmeos idênticos destros eram muito similares no tamanho e na estrutura.
Mas quando um canhoto era um dos gêmeos, os cérebros eram diferentes. A conclusão, disseram os pesquisadores, é que a ausência do gene para a preferência da mão permite ao cérebro desenvolver-se diferentemente a medida que o indivíduo cresce.
Um padrão similar não apareceu em 67 pares de gêmeos fraternos usados como um grupo de controle.
REFERÊNCIA: http://www.brasilmedicina.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário