sexta-feira, 24 de abril de 2015

Câimbras




Câimbras. Essas são bem famosas e conhecidas, principalmente quando se trata de futebol. Quando o músculo é muito exigido, como nos casos de atividades e esforços físicos, torna-se fácil imaginar o motivo da câimbra. Mas e quando elas ocorrem durante o sono?
As câimbras podem ocorrer quando menos se espera. De repente, pode-se sentir uma dor intensa, contínua e progressiva proveniente de contrações musculares de um músculo ou um grupo deles. Geralmente ocorrem espasmos nos músculos inferiores, onde as câimbras ocorrem com mais frequência. 
 


  • Causas 


Câimbras podem ter inúmeras explicações. Desidratação, uso excessivo de um músculo ou simplesmente manter uma mesma posição por um período prolongado. Mas, em muitos casos, a causa exata é desconhecida. 

 


  • Prevenção 


Para evitar a repetição das crises, já que as câimbras não tem cura, é necessário tomar certos cuidados, como uma boa hidratação, ou seja, ingerir bastante líquido. Fazer alongamentos e possuir uma alimentação balanceada também pode ajudar a prevenir.


  • Tratamento


Geralmente, os momentos de crise duram menos de um minuto e a dor some espontaneamente. Não há remédios capazes de aliviar a dor. É necessário saber que atitudes tomar nos momentos de crise.
A primeira atitude é aumentar a temperatura no local para relaxar os músculos, e também alongamento e massagem que tornam a dor mais suportável.


  • Atenção 


Caso as câimbras ocorram com muita frequência, não melhore mesmo com as prevenções, causa grave desconforto ou ocorra com frequência é necessário buscar ajuda médica e especializada para minimizar o desconforto. 


FONTES: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/caibras-musculares 
http://drauziovarella.com.br/letras/c/caimbras/ 

SINUSITES


As Rinossinusites ou popularmente conhecidas como Sinusites são inflamações da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. O organismo, tem por natureza manter essa região com mucosa estável, com a passagem livre de ar. Quando estes processos estão alterados, como quando do uso indiscriminado de anti gripais, exposição a alérgenos, infecções digestivas, traumatismos cranianos, cria-se condições pra que micro organismo e agentes irritantes atinjam a mucosa e esta reage com inflamação exuberante . O muco passa a se acumular nos seios e a pressão interna aumenta o que irá desencadear dor de cabeça mediada por vias trigeminais.


sinusite





TIPOS DE SINUSITE

1. Sinusite Crônica: Aquela em que os sintomas (inchaço, inflamação nos seios nasais) estão presentes por mais de 3 meses.

2. Sinusite Aguda: Quando os sintomas não passam de 3 meses.



SINTOMAS



  • Dor de cabeça: dor à pressão , como, dor atrás dos olhos, dor de dente e facial.
  • Redução ou perda do olfato
  • Congestão nasal e corrimento.
  • Dor de garganta e gotejamento pós-nasal (muco correndo pela parte posterior da garganta, especialmente à noite ou quando deitado) 
  • Mau hálito ou perda da capacidade de sentir o cheiro 
  • Fadiga e mal-estar geral .
  • Tosse, febre, espirros e outros



  • CAUSAS E TRATAMENTOS







    Páginas Consultadas:

    http://www.osteopatiamadrid.com.br/abordagem-osteopatica-da-sinusite/

    quarta-feira, 15 de abril de 2015

    Músculos Oculomotores



    A visão é um dos sentidos mais importantes e dominantes no que diz respeito à maneira que apreendemos informações do meio que nos cerca.
    Em sua anatomia, o sistema dos olhos é composto por globos oculares, nervos ópticos e anexos oculares, dentre eles, os músculos oculomotores, também denominados extra-oculares. Eles são um conjunto de seis músculos esqueléticos e são os executores dos movimentos oculares, os quais são especificados na imagem abaixo:

     


    Cada músculo é responsável por um movimento e estes podem ser divididos em: duções, versões e vergências. 

    Ducções
     São movimentos de apenas um olho. Podem ser divididos em adução, abdução, supradução, infradução.
     



    Versões
    São movimentos dos olhos na mesma direção. Podem ser divididos em dextroversão, levoversão, supraversão, infraversão, dextrocicloversão e levocicloverção. 


    Vergências

    São os movimentos dos olhos em direções opostas. Podem ser divididos em convergência, divergência, inciclovergência, exciclovergência.