segunda-feira, 6 de abril de 2015

Sistema Articular


Correr, pular, manusear objetos, são algumas atividades que exigem da estrutura corporal um certo movimento. Esses movimentos só são possíveis graças às articulações, que são os pontos de encontro entre dois ossos, ou duas cartilagens ou um osso e uma cartilagem. Alguns membros são capazes de exercer muitos movimentos (diartrose), pouco movimento (anfiartrose) ou movimentos quase imperceptíveis (sinartrose).

DIARTROSE

ANFIARTROSE
SINARTROSE



 QUANTO À  ESTRUTURA, podem ser:

1. FIBROSA: quando as articulações são unidas através de um tecido conjuntivo fibroso (colágeno). Nessa estrutura não há presença de líquido sinovial. Existem três tipos de estruturas fibrosas:


SUTURAS: quando há uma fina camada de
tecido conjuntivo entre as articulações.


SINDESMOSE: quando há presença de muito
tecido fibroso entre as articulações, pois a distância
entre elas é maior.

















GONFOSE: presença de pequenos
ligamentos fibrosos, nesse caso entre
dente e osso.

2. CARTILAGINOSA: quando a união das articulações se dá através de cartilagens sendo elas hialinas ou fibrocartilaginosas. Essas estruturas permitem poucos ou nenhum movimento. São divididas em duas:


SINCONDROSE: unidas por cartilagem hialina. Algumas
Sincondroses podem ser substituídas por osso ao longo do tempo. 


SÍNFISE: extremidades dos ossos são cobertas por
cartilagem hialina, mas são conectadas por um
disco de fibrocartilagem.













Observação: todas as sínfises ocorrem
na linha medial do corpo.



3. SINOVIAIS: quando há presença de líquido sinovial, e as estruturas dos ossos são cobertas por cartilagem hialina. Essa cavidade funcionam como amortecedores.  A classificação dessa estrutura é de acordo com seu formato (podem ser: Gínglimo, Trocóide, Condilar, Selar, Esferóide etc).



    O líquido sinovial presente nessa estrutura tem um elevado teor de ácido hialurônico que é produzido pelas próprias células das camadas sinoviais, esse ácido proporciona a lubrificação. A formação desse líquido se da através da membrana sinovial. Esse fluído é importante pelo fato de transportar substâncias entre a cartilagem articular e os capilares sanguíneos. O gás carbônico passa da cartilagem para o sangue e o oxigênio e outros nutrientes realizam o efeito contrário.
    Uma curiosidade interessante a respeito desse líquido é que conforme envelhecemos a quantidade de líquido produzido diminui, e quando isso se alia a fatores genéticos há um certo desgaste na articulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário